PCP debate situação económica e social do Alentejo

Decorreu mais uma reunião da Direcção Regional do Partido (DRA) Comunista Português no passado dia 26 deste mês, em Évora.

A situação económica e social do Alentejo, foi o ponto de partida do encontro, com destaque para o aumento do custo de vida, os baixos salários e a precariedade laboral, a degradação dos serviços públicos e a situação dos micro, pequenos e médios empresários da região. Para o PCP, os empresários debatem-se actualmente com o aumento dos preços das matérias-primas e combustíveis, rendas e o que o partido considera como “o brutal aumento nos juros do crédito para tesouraria e investimento”, o que origina graves problemas “na gestão das suas empresas nos mais diversos sectores”.

leia também
No Alentejo – PCP identifica situação “dramática” na produção de cereais

Apontam ainda como problema “os lucros das grandes empresas que atingem níveis históricos” e as “escandalosas benesses e os apoios concedidos” às mesmas.
Na educação, ressalvam um início de ano lectivo “com problemas estruturais” e na saúde o problema é mais sério, já que consideram “dramática” a situação na região nesse sector.

leia também
PCP promove debate sobre a seca no Alentejo e apresenta medidas

A seca, a evolução na agricultura, a situação do investimento público no Alentejo, “muito aquém do necessário” e o processo de reorganização administrativa do Estado, foram assuntos debatidos. Neste caso, a DRA do PCP “denuncia as sucessivas operações de propaganda que o PS e o Governo têm levado a cabo na região do Alentejo”. “Como é patente no autêntico corrupio de governantes na região, como foi visível na iniciativa ‘governo mais próximo’ e como também foi notório na recente iniciativa do Partido Socialista em Évora, o Governo e o Partido que o dirige insistem em pintar de cor-de-rosa uma realidade que não existe”, referem em nota de imprensa.

Para o PCP, “a região precisa de uma política alternativa e de um outro posicionamento face aos problemas e à situação existente, e não de manobras e propaganda, ou de atitudes discriminatórias, inseparáveis da visão eleitoralista do PS face ao próximo ciclo eleitoral”.
As principais debilidades da região foram apontadas na reunião da DRA do PCP, em Évora.

Scroll to top
Close
Browse Tags