Alentejo – Festival Terras Sem Sombra ruma hoje a Viena de Áustria

O Festival Terras Sem Sombra, apresenta-se hoje na capital da Áustria, Viena, no ano em que tem este como país convidado, com o recital “Ao Encontro da Alegria: A Música Portuguesa no Contexto da Música Europeia”.
Com um caracter internacional o Terras Sem Sombra, integra nesta visita da comitiva portuguesa, autarcas de concelhos alentejanos, membros representantes de órgãos de comunicação social, entidades ligadas à cultura, entre outras áreas da sociedade civil.

No ano em que celebra a sua 19.ª temporada, subordinada ao tema “O que fica do que passa: Um breviário de resistência musical”, o Festival apresenta um destacado leque de concertos em vários pontos dos quatro distritos do Alentejo com a presença de intérpretes de grande envergadura, como Johannes Fleischmann (violinista), Sabina Hasanova (pianista), Jörg Ulrich Krah (violoncelo) e Bernhard Parz (piano).
Este é um ano que se revela “paradoxal para o Terras sem Sombra”, já que de acordo com a organização, ao mesmo tempo que triunfa fora de portas com parceiros internacionais, foi rejeitado nos últimos concursos da Direcção-Geral das Artes, à semelhança de muitas iniciativas artísticas situadas fora de Lisboa ou do Porto.

“O Alentejo está em risco de perder a sua única temporada de música erudita; ainda há, em Portugal, quem entenda que um residente no interior não deve ter as mesmas oportunidades de acesso à cultura do que quem vive nas grandes áreas metropolitanas”, referiu Sara Fonseca, directora executiva do Festival. E acrescentou: “o equilíbrio que se tinha conseguido nos últimos anos vê-se agora posto em causa, mas não vamos cruzar os braços, temos que procurar fora do país a viabilidade que se nega, entre nós, a um festival alentejano com vinte anos de currículo”.
Após a apresentação em Viena, o Terras Sem Sombra retoma a sua programação no território alentejano com um novo fim-de-semana de actividades, a 14 e 15 de outubro no concelho de Odemira, seguido de Vidigueira (28 e 29 de outubro), Arraiolos (11 e 12 de novembro), Montemor-o-Novo (2 e 3 de dezembro), Sines (16 de dezembro) e Évora com data ainda a confirmar.

Scroll to top
Close
Browse Tags