Comemora-se hoje, 27, o Dia Mundial do Turismo, assinalado no concelho de Moura com uma acção conjunta entre a autarquia e a Herdade da Contenda com a realização de um passeio pedestre destinado a promover a fauna, a flora e a identidade local daquela propriedade municipal, bem como a sua estratégia de desenvolvimento turístico.
O administrador da Contenda, Pedro Rocha, explicou que o percurso este ano será feito “na zona sul, em Vale Malhão e vai percorrer diversos habitats florestais, que caracterizam toda esta zona sul da Contenda. Teremos ainda passagem por áreas onde podemos admirar a paisagem, onde vamos poder ver veados em brama (período reprodutivo) e observar com telescópio diversos ninhos de abutre preto”.
O património natural que caracteriza a Herdade da Contenda tem suscitado a procura do local como “um destino turístico de turismo de natureza. Estamos também a cimentar relações com operadores turísticos locais porque a ideia é mais do que a Contenda fazer o trabalho de guia, é arranjar parcerias que permitam ir mais longe neste trabalho”, informou o administrador do espaço. “Temos o mais importante que é o valor natural, a paisagem e a biodiversidade”, sublinhou Pedro Rocha.
No futuro, a Herdade da Contenda dará uma resposta ainda mais completa com a construção de uma infraestrutura onde os visitantes poderão pernoitar, um projecto ao abrigo do Programa Revive Natureza.
Moura assinala hoje o Dia Mundial do Turismo, com um passeio guiado pela Herdade da Contenda, em Santo Aleixo da Restauração.