Os Vinhos do Alentejo levaram 12 produtores da região à 18ª edição do Specialist Importers Trade Tastings (SITT), em Londres e Manchester, dias 18 e 20 de setembro, para apresentar o Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA), onde foram o grande destaque do evento entre centenas de retalhistas, sommeliers e outros compradores de vinho.
O encontro contou ainda com a participação de João Barroso, coordenador do PSVA, que, juntamente com Julia Harding, uma das personalidades mais influentes e respeitadas no mundo dos vinhos, foi responsável pela masterclass “Vinhos do Alentejo: Vinhos únicos por natureza, únicos pela natureza”.
O director de Marketing da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), Vinhos do Alentejo, Tiago Caravana, realçou em conversa com a Planície que o PSVA, “está a ser reconhecido no mundo inteiro como uma referência”, o que significa “uma grande notoriedade para a marca, principalmente em mercados que já têm uma grande faxia da população que se preocupa com a sustentabilidade, com o ambiente e a parte social”.
“Cada um dos 12 produtores que levámos destacou um aspecto nessas áreas e foi muito positivo”, sublinhou. O responsável de marketing espera que esta projecção internacional “se reflicta depois nas exportações”.
Vindimas no Alentejo – Adega de Vidigueira espera “um grande ano de vinhos”
Perto de entrar numa fase crucial de vendas, “o último trimestre do ano sempre forte”, Tiago Caravana adiantou que as exportações “estão a aumentar significativamente para o Brasil e os Estados Unidos da América”, onde estes são “os maiores mercados dos Vinhos do Alentejo”. No 1º semestre, os EUA atingiram um crescimento de 45% em volume, “não tanto em valor, mas é muito significativo”.
No caso do Reino Unido, outro bom mercado, não está neste momento a aumentar por uma razão: “os dois anos anteriores teve um crescimento superior a 100%, por isso é normal que haja stocks”.
Recorde-se que o PSVA é uma iniciativa que nasceu em 2015, e que coloca a região do Alentejo como pioneira na implementação de medidas de agricultura sustentável, sendo o selo de certificação de produção sustentável único em Portugal reconhecido internacionalmente.