O piloto do Can-Am, Pedro Santinho, fez jus ao nome e saiu “abençoado” da 35.ª edição da Baja TT Sharish Gin. Praticamente a acelerar em “casa”, o eborense, navegado por Mário Ourives, enriqueceu o seu espólio desportivo a tons dourados a partir da planície alentejana. A dupla formada por Pedro Santinho Mendes e Mário Ourives conquistou os louros da vitória na Baja TT Sharish Gin Reguengos de Monsaraz – Mourão – Redondo. Depois da 9ª posição no prólogo e a partir para a etapa na condição de líder, o piloto o Can-Am não se deixou surpreender nos cerca de 140 quilómetros, apesar de um furo imprevisto, confirmando o natural favoritismo que lhe era atribuído para festejar mais uma vitória. Efectuando uma prova bastante consistente sem grandes percalços, Pedro Santinho Mendes “configurou” a sua estratégia de modo a regressar às sensações fortes na competição fora de estrada, revelando estar claramente mais competitivo e levar por diante os seus intentos, terminando a “odisseia” perto de casa com o tempo de 4h30m06,0s.
No todo-o-terreno, indiscutível foi também a vitória de João Ferreira e Filipe Palmeiro na 35.ª Baja TT Sharish Gin Reguengos de Monsaraz – Mourão – Redondo, que começou a desenhar-se no momento em que fechou o pano do prólogo na sexta-feira. Naturalmente que o piloto de Leiria e o navegador de Portalegre conduziram sem apelo nem agravo o MINI JOHN COOPER WORKS RALLY PLUS ao lugar mais alto do pódio, mas nunca deixaram de ser pressionados por Tiago Reis e Valter Cardoso, dupla do Toyota Hilux que foi sempre uma seta apontada para destroçar os intentos dos vencedores.
Após ter conseguido alcançar exibições de elevado gabarito desde sexta-feira até hoje, o campeão nacional e europeu em título, mas que este ano apostou no Campeonato do Mundo de Todo-o-Terreno (W2RC), selou com uma vitória sem mácula a Baja TT Sharish Gin. Tratou-se de uma prova que correu de feição ao piloto leiriense e que merece o reconhecimento generalizado de todos quantos gostam de todo-o-terreno.
Cumpriram-se as previsões e fez-se justiça relativamente ao vencedor, com o piloto João Ferreira a completar a prova com o tempo de 4h53m27,8s, deixando o seu mais directo opositor, Tiago Reis de Famalicão, a 1m07,3s de distância, numa prova em que João Ramos e Jorge Carvalho conduziram o Toyota Hilux ao lugar mais baixo do pódio, a 11m28,6s do topo da classificação.
Nas motos, os pilotos António Maio (Yamaha) e João Vale (Can-Am Renegade), nos quads, partiram para o derradeiro sector selectivo de 140 km da Baja TT Sharish Gin com os índices de confiança em alta, deixando as suas marcas vitoriosas na prova desenhada pela Secção Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense.
Numa prova verdadeiramente apoteótica, o piloto de Serpa puxou dos “galões” para coleccionar mais um triunfo ao seu espólio, conquistando, sem apelo nem agravo, a vitória absoluta na Baja TT Sharish Gin Reguengos de Monsaraz – Mourão – Redondo, e na categoria TT2.
Aos comandos de uma Yamaha WR 450, António Maio não deixou nada ao acaso para “fugir” com sucesso rumo a mais um triunfo sem mácula no Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2023, desta vez na Baja TT Sharish Gin Reguengos de Monsaraz – Mourão – Redondo. Capaz de conciliar a carreira de militar da GNR com a de piloto, terminou com sucesso a missão este fim de semana nas duas rodas, com o tempo total de 4h20m43,7s, fruto de um planeamento rigoroso, depois de uma “batalha” titânica com Tomás Dias (Fantic XEF), vencedor na categoria Júnior, e Gustavo Gaudêncio (Honda CRF 450 RX), segundo e terceiro classificado, respectivamente.
Ainda nesta categoria, os pilotos de Moura Jorge Pós de Mina foi 17.º da geral e 10° da classe TT2, Zé Luís Marques 21.º da geral e 12.º da classe TT2 e António Veiga 7.º da classe hobby.
A 35ª edição da Baja TT Sharish Gin, arrancou na passada sexta-feira, dia 22, no Parque da Cidade em Reguengos e contou este ano com 220 concorrentes inscritos, 150 em motos e 70 em automóveis.