As Jornadas Europeias do Património realizam-se entre os dias 22 a 24, sob o tema “Património Vivo”, no âmbito do 20.º aniversário da Convenção da UNESCO para a protecção do Património Cultural e Imaterial. Moura associa-se a estas jornadas com o encontro “O Alentejo Abobadado”, hoje, dia 23, às 15h00 na Galeria do Espírito Santo, organizado pela autarquia e pelo projecto “Vaulted South – Casas vernáculas abobadadas no sul de Portugal”. Os resultados obtidos do projecto, deram origem a uma conversa, moderada por um elemento da equipa e com um momento para perguntas e respostas no local mencionado.
Serpa também colabora na temática com a iniciativa “Era assim no meu tempo”, uma recriação de jogos populares, que pretende mostrar os usos e costumes destas práticas. Acontece hoje, entre as 10h00 e as 12h00, no Campo de Jogos de Santa Maria, perto do Mercado Municipal. No dia de hoje, pode ainda visitar com guia a Torre do Relógio, das 10h00 às 11h30 e das 15h00 às 16h30. As visitas são livres e não requerem inscrição prévia, contudo são limitadas a seis pessoas cada (duração de 30 minutos).
As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia. A organização em Portugal é da responsabilidade da Direcção Geral do Património Cultural.