Foi assinado o protocolo entre várias entidades com o objectivo do Alentejo ter uma representação permanente em Bruxelas. A ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, as quatro Comunidades Intermunicipais da Região, Baixo Alentejo, Litoral, Central e Alto Alentejo, a CCDR Alentejo, com o apoio da Aicep Portugal Global, EURADA – European Association of Development Agencies e da Embaixada de Portugal em Bruxelas, dão o suporte a este acordo.
Segundo o presidente da ADRAL, João Maria Grilo, o compromisso representa um “investimento da região a Bruxelas e no estabelecimento de todas as dinâmicas da capital europeia. No fundo, estabelecer uma ligação com as oportunidades de financiamento, com a possibilidade de interagir, no sentido positivo, com as políticas regionais que são decididas e planeadas para trazer benefícios para a região”.
Na questão de representação internacional do Alentejo, João Maria Grilo deu dois bons exemplos que funcionam há mais de 20 anos com “Itália e Roménia e que têm feito um caminho de aproximação da região”, sendo este o mesmo objectivo com a Capital Europeia.
O Alentejo vai estar mais perto do centro decisor, neste caso de Bruxelas, com uma delegação permanente a representá-lo.