No último encontro da CIMBAL, a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo esteve representada pelo presidente do Conselho de Administração, José Carlos Queimado. Relativamente ao Hospital José Joaquim Fernandes, foi dito que “está em curso a obra para instalação da ressonância magnética e avançará em breve o concurso para renovação do Bloco de Partos”.
Destaque ainda para a urgência obstétrica, “desde o início de 2023, a única a Sul do tejo que não fechou um único dia e para a extensão dos Cuidados Paliativos aos concelhos de Mértola, Moura e Barrancos, assegurando assim a cobertura a todo o Baixo Alentejo”.
A questão da falta de recursos humanos, “essencialmente médicos de família em determinados concelhos”, também foi analisada, com o consequente número elevado de utentes sem acesso a médico de família.
Por fim, os representantes analisaram formas de colaboração a desenvolver entre a ULSBA, a CIMBAL e os Municípios, no sentido de se “poder superar algumas das dificuldades da saúde no nosso território”, um dos assuntos conversados na reunião da CIMBAL, no dia 11 deste mês.