O Vinho de Talha de vinhas centenárias – O projecto da Adega de Vidigueira

A visita da imprensa local e de alguns meios de comunicação de Lisboa, às vinhas centenárias da freguesia de Vila Alva, concelho de Cuba, deu a conhecer a importância do projecto de Vinho de Talha de vinhas centenárias, da Adega Cooperativa de Vidigueira Cuba e Alvito (ACVCA), onde houve o envolvimento dos media com a realidade que se vive na adega.

leia também
Vindimas no Alentejo – Adega de Vidigueira espera “um grande ano de vinhos”

O processo de viticultura deste tipo de vinho está em desuso, em vinhas sem água e solos derivados de granito, mas para o presidente da ACVCA, José Miguel Almeida, é da maior importância “mostrá-lo e valorizá-lo para que esta autêntica relíquia que ainda temos em cerca de 10 hectares, possa perdurar no tempo”. Além disso, “é um tema muito querido para nós porque é a partir destas uvas centenárias que fazemos o Vinho de Talha. Juntamos a antiguidade das vinhas, com a tradição milenar que nos foi deixada pelos romanos de fazer o vinho em talhas de barro”.

Foi este o propósito de reunir o grupo de jornalistas na passada semana e apresentar-lhes o projecto de Enoturismo, traçado desde 2017. “Apercebemo-nos que tínhamos de ter algo diferenciador”, defendeu José Miguel Almeida. E assim tem sido desde então.
As vinhas centenárias com seis castas brancas identificadas como a Diagalves, Perrum e Antão Vaz, entre outras e mais uma mão cheia por classificar, pertencem a 11 proprietários que entregam a uva na Adega de Vidigueira. São 400 a 500 quilos de uva recolhidos por hectare, o que resulta em 3.000 a 5.000 quilos anualmente. A garrafa em forma de ânfora inspirada na conservação antiga de barro, ronda os 12 euros e passou na prova realizada no meio da vinha, pelos apreciadores do Alentejo e de fora.

O almoço “bem regado” com vinhos escolhidos pelos enólogos Vasco Fernandes e Luís Leão, harmonizou na perfeição a “maridagem” entre o néctar dos deuses e a ementa preparada com rigor e sabor pelo chef Carlos Marques, com muita experiência na área tendo iniciado o seu percurso profissional nas Forças Armadas.

Ir para cima
Close
Browse Tags