Para assinalar o “Regresso às Aulas 2023”, a Guarda Nacional Republicana (GNR), realiza no período de 12 a 15 de setembro, um conjunto de acções de sensibilização dirigidas aos alunos, professores e encarregados de educação, ao longo dos cerca de 5 mil estabelecimentos escolares na sua área de responsabilidade. O objectivo é o de alertar para a necessidade de adopção de comportamentos de autoprotecção ao nível da segurança em geral, de comportamentos inclusivos no seio da comunidade e prevenindo comportamentos desviantes da ordenação social.
Neste período a GNR divulgará o Programa Escola Segura, que celebra 31 anos de existência e dará a conhecer os militares responsáveis pelo programa na respectiva escola, com a distribuição do número de contacto destes, contribuindo deste modo para uma maior proximidade e consequente maior consciencialização dos diversos intervenientes da comunidade escolar. A prioridade é a segurança escolar das crianças e jovens, para os desafios que irão encontrar no início do ano lectivo, aumentando o sentimento de segurança desta comunidade.
Assim, aos jovens estudantes devem ter atenção no deslocamento de e para a escola e circular sempre que possível acompanhado ou em grupo e evitar passar em locais isolados ou com pouca luz. Memorizar no telemóvel o número do Posto da GNR local, num dos números de marcação rápida, é outro dos conselhos propostos.
Na internet, escolher bem os conteúdos que são publicados e denunciar quando se sentirem ameaçados. As palavras-passe não devem estar acessíveis.
Aos pais, é importante que acompanhem o desenvolvimento escolar e as rotinas dos filhos. Sempre que tiverem conhecimento ou suspeita de que o filho ou colegas estejam a ser vítimas de ameaças, agressões ou outro tipo de crime, informar de imediato a GNR. A segurança começa em casa!
Na campanha “Regresso às Aulas 2023”, a Planície falou com o Tenente Coronel Edgar Palma, do Comando Territorial da GNR de Beja sobre os comportamentos adequados no seio escolar.