A partir de hoje, 08 e durante o fim de semana, Vale do Poço (Serpa), recebe a Feira Agropecuária Transfronteiriça, um evento organizado pelo Município de Mértola em parceria com o Município de Serpa, o Ayuntamiento de Paymogo, a Junta de Freguesia de Santana de Cambas e a União de Freguesias de Serpa (Salvador e Santa Maria). Colaboram ainda diversas entidades locais dos territórios envolvidos.
Este ano, a coordenação da feira encontra-se a cargo do Município de Mértola, onde estão definidos os objectivos: divulgar o que de melhor se faz na região, com uma forte predominância no sector agropecuário/serviços de apoio à agricultura, não esquecendo a gastronomia e a promoção dos produtos tradicionais da região.
A história da Feira de Setembro em Moura e a ligação à Festa Brava
Apesar disso, este é muito mais do que um evento “cultural, lúdico ou recreativo”, referiu o presidente de Mértola, Mário Tomé, é acima de tudo uma iniciativa que pretende contribuir para “um incremento directo na economia, porque promove um território”.
“Vamos melhorando ano após ano, com novas ênfases para revitalizar e evitar que (o evento) caia na estagnação”, defendeu Mário Tomé.
Aliado à feira, está a animação de rua com os grupos Trinca Espinhas, Banda do Carteiro e Salta Pocinhas e espetáculos de música com Los Chupitos, Consuelo Haldon e Rancho Folclórico dos Foros da Fonte Seca e ainda concertos com os Adiafa, Rebeca e Baila Maria.
A Feira Agropecuária Transfronteiriça inicia hoje, em Vale do Poço, concelho de Serpa.