Feira de Setembro em Moura é inaugurada hoje

A edição de 2023 da Feira de Setembro, é inaugurada hoje 07, pelas 19h00, no Auditório do Pavilhão 2, no Parque Municipal de Feiras e Exposições de Moura, onde vão estar representadas até dia 10 as temáticas Artesanato, Turismo e Natureza.
Os discursos do presidente da Câmara de Moura, Álvaro Azedo e do presidente da Assembleia Municipal de Moura, José Velez, para uma audiência de convidados composta por autarcas da região e entidades parceiras, dão início às formalidades.

Depois da cerimónia oficial, segue-se a tradicional visita pelos cerca de 73 expositores dos pavilhões, um número idêntico ao da edição passada e que conta com a participação de stands de empresas, marcas, serviços e produtos da região e de outros locais, que procuram este evento para os dar a conhecer e comercializar, num espaço de negócio. A região vai estar bem representada com os queijos, enchidos, vinhos e mel, entre tantos outros artigos que terão o destaque merecido.

leia também
A história da Feira de Setembro em Moura e a ligação à Festa Brava

Sendo Moura a Terra Mãe do Azeite do Alentejo, este é mais um dos produtos que estará exposto no espaço da Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos como identidade do Baixo Alentejo e que projecta o território a nível internacional.
O evento volta a juntar o Prémio Municipal de Artesanato e o XXIX Concurso de Méis da Região de Moura, aqui com destaque para a APIVALE – Associação dos Agricultores do Vale do Guadiana, com sede na nossa cidade e a coorganizadora do referido concurso em parceria com a autarquia local. A procura de produtores de todo o país tem crescido substancialmente, o que representa um indicador positivo do trabalho da associação.

O encontro deste mês reúne ainda a feira tradicional, a Ludoteca, o quiosque solidário Delta, as 16 tasquinhas na totalidade, onde se juntaram este ano as duas dos finalistas da Escola Secundária de Moura, os três restaurantes na zona dedicada à gastronomia de prato e as exposições.
Pela ordem representada, o edil de Moura afirmou em conversa antecipada com a Planície, que os três conceitos, Artesanato, Turismo e a Natureza “são uma prioridade” para a autarquia. Na sua opinião, é essencial existir “um estímulo à actividade artesanal e para nós é interessante que vá regressando ao mesmo ritmo e dinamismo que já teve no passado”. O Turismo, “tem sido uma aposta do Município nos últimos seis anos e todo o concelho tem tirado partido desta componente”.

“Hoje, o concelho de Moura tem uma palavra a dizer nestes três domínios e a Feira de Moura vai expressar muito dessa estratégia e caminho que temos vindo a consolidar como destino turístico e empresarial”, declarou Álvaro Azedo.
A música não falta e são esperados artistas, grupos e DJ’s actuais, mas também os veteranos que continuam a encher salas de espectáculos. Falamos dos Resistência que integram nomes como Tim, João Gil, Olavo Bilac ou Fernando Cunha.
O programa musical está definido para os quatro dias do evento. Quinta-feira, dia 07, sobem ao palco Crédito Agrícola os Kant. Dia 08, o Palco Sagres recebe os Sonido Andaluz, os Resistência e a Festa M80. Sábado, 09, actuam também no palco Sagres Los Chupitos, Nininho Vaz Maia, Pete Tha Zouk e DJ Sunlize. Dia 10, domingo, o Sunset Água Castello encerra o certame.
A Feira de Setembro, que este ano tem Alvito como município convidado, abre portas hoje, a partir das 19h00 e irá permanecer no Parque Municipal de Feiras e Exposições até domingo, dia 10, com entrada livre.

Scroll to top
Close
Browse Tags