A Planície deu a conhecer que a EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva lançou na passada semana o procedimento concursal para elaboração do Projeto de Execução do Bloco de Rega de Moura.
Após a notícia recolhemos declarações do presidente da EDIA, José Pedro Salema, e do presidente da Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos, e representante dos agricultores de Moura, José Duarte.
Lançamento para elaboração de projecto de execução do Bloco de Rega de Moura
José Pedro Salema refere que “este processo vem na sequência da alteração da origem da água, que estava pensada em ser numa estação elevatória perto de Povoa de São Miguel, e passa agora para o circuito hidráulico de Caliços, Machados. Esta decisão vem dar mais rapidez à concretização do Bloco de Rega de Moura.”
O responsável da EDIA salienta também “que todo o sistema do Bloco de Rega de Moura estará concluído no final de 2025.”
José Duarte coloca duvidas na conclusão da obra nos prazos previstos. E acrescenta que “estas notícias vêm em conta gotas”, questionando o que foi feito desde o anúncio do bloco, em 2028, até aos dias de hoje.
Conclui dizendo que “Apesar de haver mais um desenvolvimento neste processo, falta a parte mais importante, o bloco de Póvoa de São Miguel / Amareleja, que contempla a maior área de rega no concelho de Moura.”