Tem início hoje a Feira Anual de Cuba e a Festa do Nosso Pão integrada no evento. Na 88ª edição do certame a autarquia aposta em 5 dias de festa, de 31 de Agosto a 04 de Setembro, com espetáculos, artesanato, gastronomia, cante alentejano, diversões e muita animação, em especial, com a novidade da realização do Carnaval de Verão, logo no primeiro dia da Feira. Em entrevista à Planície o presidente da Câmara Municipal de Cuba, João Português, realça que as expectativas são grandes, visto que pela primeira vez os espaços da feira estão completamente esgotados, havendo até lista de espera.
Segundo a organização o principal objectivo é a promoção das actividades económicas locais, potenciada pela realização de exposições temáticas e espetáculos, a Feira Anual de Cuba é um evento que prima pela animação e pelo encontro de gerações de cubenses, estimando-se o número de visitas em dezenas de milhares.
O certame este ano conta com a presença de vários expositores representativos do tecido empresarial da região, bem como de instituições locais e regionais, a par de um programa de animação variado, entre espetáculos musicais, cante alentejano, tauromaquia e diversões mecânicas.
O primeiro dia da Feira Anual de Cuba 2023 traz novidades. A marcar o arranque do certame a Câmara Municipal de Cuba e a Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito lançam, pelas 19h.30, uma nova edição do vinho Cuba, Terra com Alma, agora com a designação de “Grande Escolha”. Mais tarde pelas 21:00, na Estrada da Circunvalação e a terminar junto à Entrada da Feira, terá lugar a primeira edição do Carnaval de Verão. Outras das novidades nesta edição são os horários de abertura da Feira, que passa a estar encerrada no período da manhã, abrindo portas ao público no período da tarde.
Na parte dos espetáculos e da animação noturna, hoje, dia 31, após a cerimónia de inauguração do certame, o destaque vai para a actuação no Palco Principal de TOY, a partir das 23h00.
Na sexta-feira, dia 1, ao início da noite o Cante Alentejano, com o Encontro de Grupos Corais, às 20h30, seguido pela atuação, às 22h00, do grupo Calma e Vento Sul, que antecede o espectáculo principal da noite, com hora marcada para as 23:00, com IVANDRO.
Já no sábado, dia 2, a primeira proposta é para um concerto de música cubana com os Havana Way, às 21h30, antes do grande espetáculo da noite com Carolina de Deus, pelas 23h00.
Domingo, dia 3, as actuações da noite começam pelas 21h30, com a banda L@dies Night, para depois continuar a noites com mais um nome bem conhecido no panorama da música nacional, Marisa Liz, às 23h00.
No último dia da Feira de Cuba, segunda-feira, dia 4, a proposta vai para o espetáculo dos Improvisados, que farão a partir das 21h30.
Destaque-se ainda que nas noites de quinta, sexta e sábado, por volta da meia-noite e meia, acontecem as Dj Sessions, este ano com os Djs B Junior, Seven, Gutu e Crisbex, acompanhados por Zick Live Percussion (dia 1); Dj Rui Gonçalves e a Dupla Mete Cá Sets (dia 2); e Dj Rui Gonçalves e os Kiss Kiss Bang Bang (dia 3).
Integrada na Feira Anual de Cuba a 22ª edição da Festa do Nosso Pão, organizada em parceira com a Associação Terras Dentro. Um evento que visa, acima de tudo, promover um dos produtos locais mais importantes da região: o pão alentejano e as suas origens, contando com a mostra e venda de pão e bolos tradicionais de padaria, bem como exposições alusivas ao tema e trabalho ao vivo, demonstrando as diversas fases do fabrico de pão tradicional.
À semelhança de anos transatos, a Feira de Cuba inclui na sua programação as habituais Touradas à Vara Larga e a sempre aguardada Largada de Touros do domingo de manhã, no Largo da Bica, bem como a Corrida de Touros à Portuguesa, no Sábado, dia 2, pelas 17h00. Frente a um curro de toiros de Falé Filipe vão estar os cavaleiros Marques Bastinhas, Andrés Romero, Miguel Moura e Luís Rouxinol Júnior. Completam o cartel os grupos de Forcados Amadores de Évora e de Beja.