A EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva lançou, no passado dia 29 de Agosto, o procedimento concursal para elaboração do Projeto de Execução do Bloco de Rega de Moura, com origem na rede de rega nas infraestruturas existentes, junto à barragem de Caliços, compreendendo as seguintes infraestruturas: estação de filtragem, rede de rega para 1200 ha, sistema de automação e telegestão e também a elaboração do respetivo Estudo de Impacte Ambiental.
Trata-se de um procedimento, publicado em Diário da República, cujo valor base se situa nos 140.000 euros, sendo possível a apresentação de propostas até às 18h00 de dia 18 de Setembro. Refira-se ainda que após a conclusão deste procedimento a empresa selecionada terá um prazo de seis meses para apresentação do referido projeto de execução.
Recorde-se que, em Maio deste ano, José Salema, Presidente da EDIA, avançou à Planície que até ao final de 2025, uma área em torno de Moura estaria equipada e servida a partir do circuito hidráulico de Caliços- Machados. Numa segunda fase, o bloco de Póvoa de São Miguel/Amareleja, servido a partir de uma futura captação na albufeira de Alqueva, estaria concluído até ao final de 2027.