Os números do INE que deram conta da pior campanha de sempre de cereais para grão em Portugal, foram contrariados pela Ministra da Agricultura e Alimentação. Maria do Céu Antunes disse à imprensa não haver “motivo para alarme” e que “não vão faltar cereais, nem haverá aumento de preços”.
Com a campanha de Outono / Inverno já concluída, a seca e as ondas de calor deram origem “à pior campanha de sempre para todas as espécies cerealíferas”, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística. Segundo a ministra, Portugal produz apenas 18% dos cereais que consome, mas o objectivo é aumentar a produção para o dobro, 38%, com uma estratégia pensada pelo Governo.
Seca – Cereais de inverno, forragens e pastagens “fortemente prejudicados”
O plano passa, segundo a governante, por “um conjunto de investimentos que irão estimular os agricultores a fazer, seja do ponto de vista da inovação, do desenvolvimento tecnológico para melhorar a qualidade dos solos, que são pobres, seja para disponibilização de água”, para que haja “cereais regados”. O Ministério da Agricultura e Alimentação está a contar com “35 milhões de euros para cereais, pecuária e apicultura”, informou Maria do Céu Antunes.