Ministra da Agricultura garante que não vão faltar cereais

Os números do INE que deram conta da pior campanha de sempre de cereais para grão em Portugal, foram contrariados pela Ministra da Agricultura e Alimentação. Maria do Céu Antunes disse à imprensa não haver “motivo para alarme” e que “não vão faltar cereais, nem haverá aumento de preços”.

Com a campanha de Outono / Inverno já concluída, a seca e as ondas de calor deram origem “à pior campanha de sempre para todas as espécies cerealíferas”, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística. Segundo a ministra, Portugal produz apenas 18% dos cereais que consome, mas o objectivo é aumentar a produção para o dobro, 38%, com uma estratégia pensada pelo Governo.

Leia Também
Seca – Cereais de inverno, forragens e pastagens “fortemente prejudicados”

O plano passa, segundo a governante, por “um conjunto de investimentos que irão estimular os agricultores a fazer, seja do ponto de vista da inovação, do desenvolvimento tecnológico para melhorar a qualidade dos solos, que são pobres, seja para disponibilização de água”, para que haja “cereais regados”. O Ministério da Agricultura e Alimentação está a contar com “35 milhões de euros para cereais, pecuária e apicultura”, informou Maria do Céu Antunes.

Ir para cima
Close
Browse Tags