A história conta-se em poucas palavras. De um almoço entre amigos, nasce um projecto que quer homenagear as músicas de António Zambujo: “Outro Sentido”, “Guia” e “Quinto”, colheitas de 2020, vão ser vendidos juntos pelo valor de 400 euros.
Amante de vinho, o cantor de Beja decidiu com dois amigos, lançar a sua própria marca. Escolheu como berço a região vitivinícola da Vidigueira, mais concretamente uma secular adega de 1879, em Vila de Frades.
A iniciativa “Adega da Zabele” e que inclui uma casa de vinhos, junta António Zambujo ao enólogo Luís Leão e a João Pedro Freixial Baião. Segundo o cantor, este é um “projecto de paixões comuns”, que pretende promover a identidade da Vidigueira e do Alentejo.
Os proprietários da adega, querem que o espaço seja muito mais que o local de estágio dos seus vinhos ou um ponto de venda. Pretendem juntar os vários produtores da região e promover os vinhos, as valências e a identidade de cada um. “Esta antiga adega chamará a si, também eventos culturais de todos os quadrantes, onde o Fado e o Cante terão o seu lugar de destaque. Os produtores aderentes desta região também terão o seu espaço nesta casa, ou seja, é muito mais do que vender vinhos”, afirmou João Pedro Freixial Baião.
“Nesta fase inicial, compramos lotes de vinhos pré-seleccionados, cujo envelhecimento decorre nas barricas na nossa adega e, mais tarde, fazemos um blend ao gosto dos três e que vá ao encontro do que esperamos encontrar num vinho”, resumiu o enólogo Luís Leão. Os vinhos com distribuição exclusiva na Super Grapes, já estão disponíveis no mercado.