Nos dias 18, 19 e 20 de Agosto realiza-se a 13ª Feira Histórica de Serpa, no Centro Histórico da cidade, promovida pelo Município de Serpa e pelo projecto Território Hospitalário. O evento este ano tem como tema as Ordenas Militares do Município.
A feira é inaugurada hoje pelas 18h00 após o auto de abertura. Segue-se um cortejo por diversas ruas, recriações históricas, oficinas de fabrico de velas, fabrico de cotas de malha e tinturaria, teatro de fogo e a noite encerra com animação musical no Largo Condes de Ficalho.
Dedicada às Ordens Militares do Município, a feira animará a cidade ao longo de três dias com recriações históricas, desfiles, teatro de fogo, música, danças e folguedos e animação circulante.
Integrado na Feira Histórica, realiza-se o IV Festival Território Hospitalário, na alcáçova do Castelo, com diversas actividades de recriação histórica e demonstrações militares. Os visitantes poderão ainda usufruir das tasquinhas com manjares tradicionais, tendas de comércio e artesanato.
Serão certamente três dias em que as pessoas poderão desfrutar da cidade e de todas as actividades que temos para oferecer
Odete Borralho
Para a vereadora Odete Borralho, esta é uma feira que tem “uma grande importância porque coincide com a data em que Serpa fazia a Feira Tradicional. Nestes últimos anos de pandemia tivemos uma paragem, mas este ano retomámos e com muita força, participação e animação no Centro Histórico da Cidade. Serão certamente três dias em que as pessoas poderão desfrutar da cidade e de todas as actividades que temos para oferecer”.
O programa abrange mais dois dias, sendo que no segundo dia de feira, a 19, pelas 17h00, terá lugar no Museu do Cante Alentejano a apresentação “A Rota e o Festival do Território Hospitalário: a cooperação transfronteiriça como ferramenta para a valorização do património de fronteira”, pelo arqueólogo municipal Miguel Serra.
Seguem-se teatralizações, demonstrações militares, cortejo, oficinas de olaria, tabuleiros de alquerque e tecelagem, teatro de fogo e música.
No terceiro e último dia, 20, realizam-se recriações históricas, demonstrações militares, desfile de Ordens Militares, oficinas de ervas/pintura, cabedais e escriba, animação circulante, teatralizações, danças a bailias, e a feira encerrará com teatro de fogo e acrobacias aéreas.
A participação nas oficinas está sujeita a inscrição prévia, através do e-mail culturapatrimonio@cm-serpa.pt. Para mais informações, consulte o site do Município de Serpa.