Nesta altura do ano com as férias de Verão e as festas nas vilas e aldeias do país, a intensidade de tráfego nas principais vias aumenta. A campanha “Taxa Zero ao Volante” da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP) é lançada hoje, dia 17 e apela à consciencialização de todos os condutores.
Inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2023, a campanha tem como objectivo alertar os condutores para os riscos da condução sob a influência do álcool.
O Major Rui Fernandes do Comando Territorial de Beja da Guarda Nacional Republicana, reforçou junto da Planície a importância de “promover comportamentos mais seguros da parte dos condutores com o intuito de diminuir a sinistralidade grave. Estamos numa altura de muitas festas em várias localidades, em que se consome muitas bebidas alcoólicas”. A campanha vem precisamente “dissuadir os condutores que consomem bebidas alcoólicas e que de seguida vão conduzir”.
E, porque nunca é demais alertar, sabia que um em cada três condutores mortos em acidentes de viação apresenta uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 0,5 g/l e três em cada quatro destes condutores apresentam uma taxa igual ou superior a 1,2 g/l?
Vários estudos científicos demonstram que conduzir sob a influência do álcool causa perturbações ao nível cognitivo e do processamento de informação, bem como alterações na capacidade de reagir aos imprevistos e descoordenação motora.
O álcool também diminui o campo visual, provocando a chamada visão em túnel. Esta perda de capacidades e as alterações de comportamento que podem levar a estados de euforia e desinibição, aumentam de forma muito significativa o risco de envolvimento em acidentes rodoviários.
As acções de sensibilização ocorrerão em simultâneo com operações de fiscalização entre 17 a 23 de Agosto.