Ministra da Coesão comenta à Planície os incêndios das últimas semanas

A Planície entrevistou a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, no arranque da 84ª edição da Volta a Portugal de bicicleta, na 5ª etapa entre Mação – Covilhã (Torre) e além de falar da importância desta prova no território, o incêndio em Odemira e a educação foram pontos de destaque desta conversa.

A governante mostrou-se satisfeita com o trabalho que tem sido feito no controle de “situações graves” no caso dos incêndios, em especial “o que vivemos durante uma semana na zona de Odemira. Felizmente, não tivemos perdas humanas, mas temos perdas materiais elevadas”.

uma fase do ano complicada, mas temos conseguido uma rápida intervenção nas várias situações que têm ocorrido.

Ana Abrunhosa

Ana Abrunhosa realçou o facto de esta ser “uma fase do ano complicada, mas temos conseguido uma rápida intervenção nas várias situações que têm ocorrido. De ano para ano a área ardida tem diminuído e felizmente, temos evitado perdas humanas que são terríveis, cujo custo é inqualificável”.

A ministra reconheceu que esta é uma situação “dolorosa”, perceber que “ainda há partes do território que são fustigadas pelos incêndios. A melhor maneira de o preservar (território), é ocupá-lo e vivê-lo”.

Leia Também
Empresários do Alentejo angariam fundos para o incêndio de Odemira

Um outro assunto, desta vez o da educação, também foi questionado pela Planície. Mesmo não sendo este o seu pelouro, não se escusou a falar sobre ele. “A postura deste Governo tem sido de diálogo, de abertura, de proximidade. Obviamente que nem sempre conseguimos corresponder às aspirações, até porque têm custos muito grandes, mas não deixam de nos sensibilizar. São legítimos com a progressão na carreira e a contagem de tempo, mas tenho outros colegas do Governo que estão encarregues do diálogo e tenho a certeza que essa negociação se fará”. Com a certeza de que o trabalho de intervenção nos incêndios tem sido rápido e eficaz, a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, elogiou essa acção das entidades envolvidas. Por outro lado, na educação, acredita que os professores vão chegar a um acordo com o Ministro da Educação, João Costa. 

Ir para cima
Close
Browse Tags