Vindimas no Alentejo – Adega de Vidigueira espera “um grande ano de vinhos”

A época das vindimas foi antecipada cerca de uma semana na Adega Cooperativa de Vidigueira Cuba e Alvito (ACVCA), mas a novidade é que a adega abre as portas aos cerca de 280 associados esta semana, dia 16 de Agosto, para recepção da uva.

Este é um processo que dura cerca de cinco a seis semanas e fomos saber junto do enólogo Vasco Fernandes da ACVCA quais as expectativas para este ano. As notícias são muito positivas, mesmo num ano de pouca chuva e muito calor. “Estamos confiantes que será um grande ano de vinhos. As uvas demonstram um grande equilíbrio, sem registo de doenças ou pragas. No entanto, a falta de água e as ondas de calor originaram um início precoce da vindima”.  

Leia Também
Vindimas – Alentejo prevê um aumento de 5% a 10% na produção

Mesmo com as “maturações bastante equilibradas “, esperam-se quantidades inferiores às do ano passado “devido ao efeito escaldão generalizado nas vinhas dos nossos associados. No entanto, temos algumas vinhas que vão entrar em produção este ano, o que vai equilibrar. Aqui esperamos uma produção entre 10 a 11 milhões de quilos de uvas”. Os números do ano passado, rondaram os 10 milhões e 600 mil quilos de uvas.

Com cerca de 22 castas brancas, Vasco Fernandes explicou que as mais comuns na Adega de Vidigueira são “o Antão Vaz, uma casta autóctone, assim como o Arinto e o Verdelho que são as mais recentes na nossa região, isto no caso dos brancos”.

Nos tintos, são 20, sendo as mais correntes “a Trincadeira e o Aragonês, também estas castas históricas na região”. Apesar disso, uma das principais castas produzidas no Alentejo tem um nome pomposo: Alicante Bouschet e é neste momento “a mais representada nas vinhas dos nossos associados”, informou o especialista em vinhos.

O Município de Vidigueira aposta nos meses de Agosto e Setembro, no programa de Vinhas e Vindimas com várias propostas de enoturismo. Além da Adega de Vidigueira Cuba e Alvito, onde os visitantes podem vivenciar as vindimas com a visita às vinhas e instalações, o acompanhamento do processo e o almoço na Casa das Talhas com prova de vinhos, as opções estendem-se pelo concelho. Para mais informações, consulte o link https://www.cm-vidigueira.pt/

Em Vila de Frades, o património cultural do Vinho de Talha leva-o a viajar pelo Centro Interpretativo de Vinho de Talha, as ruínas romanas de São Cucufate e o Museu Municipal de Vidigueira. Já arrancou a época das vindimas no Alentejo, onde se espera um crescimento entre os 05% e os 10% em comparação com a campanha do ano anterior, dados da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), com uma produção que pode variar entre os 112 e 118 milhões de litros de vinho.

Scroll to top
Close
Browse Tags