Num Verão que tem sido particularmente quente e com a previsão de elevadas temperaturas ainda durante um longo período, estando a região do Alentejo em seca severa ou extrema, Serpa decidiu implementar acções que visam a redução de consumos de água, mas também a utilização de alternativas para regas e outros usos.
O Município reactivou os furos hidráulicos do Parque Desportivo, da Abegoaria e do Jardim, para assegurar as regas estritamente necessárias e estão a ser reduzidas as regas previstas dos espaços verdes.
Em simultâneo, vão ser encerrados os balneários (chuveiros) das Piscinas Municipais de Serpa e Pias.
São estas as medidas para já, mas outras podem ser adoptadas a curto prazo.
A autarquia estendeu o apelo à população para que faça um uso mais eficiente, poupando e reutilizando sempre que possível.
Chama a atenção para que se fechem ligeiramente as torneiras de segurança para reduzir o caudal de água à entrada, para que se reduza o tempo de utilização das máquinas de lavar roupa e para que sejam verificadas as fugas nas torneiras e mangueiras.
Nos tanques e piscinas, pede que se evite que fiquem cheios e que a água seja reciclada e tratada de forma adequada. O Município de Serpa adoptou medidas conscientes de utilização e consumo de água.