O Dark Sky Alqueva preparou para hoje e amanhã, 11 e 12, uma noite especial de Perseidas, um fenómeno de meteoros que acontece quase todos os anos no Verão. A chuva de estrelas cadentes em Monte Palaios, Campinho, inclui um programa especial com jantar, já que a observação das Perseidas é mais intensa pela noite dentro.
A partir das 21h00 e até às 03h00 da manhã, pode provar a gastronomia típica do Alentejo e observar o céu único da região.
Apolónia Rodrigues do Dark Sky Alqueva explicou que a seguir à refeição, haverá a observação nocturna com telescópios, com uma explicação por parte dos guias disponíveis em três línguas: português, inglês e espanhol.
Dark Sky Alqueva arrecada prémio internacional na área da sustentabilidade
O momento da chuva de estrelas, será acompanhado também por uma conversa que envolve a “observação, as constelações, o nosso Universo e o que é estar sobre este céu espectacular do Dark Sky”, contou Apolónia Rodrigues.
O desenvolvimento deste fenómeno como disse a especialista em Gestão e Planeamento em Turismo, é ainda mais bonito quando “coincide com noites sem influência da lua, por isso só desenvolvemos esta actividade quando a noite está bastante escura”.
A chuva de estrelas cadentes está associada, como referiu, “à constelação de onde parecem irradiar, neste caso do Perseu, daí chamarem-se Perseidas. Na verdade, é quando a terra vai de encontro às poeiras que estão em suspensão no Universo e são largadas por asteroides. Ao entrarem na atmosfera, parece que estão a cair estrelas, mas na verdade são pequenos meteoros tamanho de grãos de areia”.
Duas noites de estrelas com jantar e observação das constelações, é a proposta do Dark Sky Alqueva para hoje e amanhã, em Campinho.