Os ateliers de Verão promovidos pela Câmara Municipal de Moura apresentam actividades variadas que agradam aos mais novos, entre elas, a exploração da Herdade da Contenda, em Santo Aleixo da Restauração. O contacto com a natureza, faz com que esta seja uma experiência inesquecível para os mais novos.
O administrador da Contenda, Pedro Rocha, explicou como acontecem estas acções que envolvem a “parte física, sensorial e de aprendizagem”. “Começam com um percurso exploratório em que vamos correndo as diferentes zonas da floresta, existindo sempre um contexto ecológico sobre o tipo de plantas e os animais que encontram. Ficam sempre muito interessados”.
Pelo caminho, que é muito variado dada a extensão da herdade, as crianças conseguem apreciar os veados e os ninhos de abutre e vão recolhendo alguns materiais. “No final constroem uma casa para insectos, ao mesmo tempo em que vão decorrendo outras actividades com os diferentes grupos como o jogo da memória, a colocação de caixas de ninho”, descreveu Pedro Rocha e afirmou que os miúdos “saem da Contenda de alma cheia”.
O programa dos Ateliers de Verão da autarquia de Moura inclui uma experiência de contacto com o meio ambiente, a fauna e a flora da Herdade da Contenda.