O atacante faz-se passar “por filho ou outro parente familiar próximo, com o intuito de subtrair dinheiro.
Francisco Almeida
O “acentuado acréscimo de burlas levadas a cabo através do whatsapp com a finalidade de extorquir dinheiro”, levou a Polícia de Segurança Pública de Moura a emitir um comunicado para alertar sobre as fraudes desta natureza que se têm verificado no concelho.
As burlas consistem, segundo o Comissário da PSP de Moura, Francisco Almeida, em “mensagens escritas enviadas”, em que o atacante se faz passar “por filho ou outro parente familiar próximo, com o intuito de subtrair dinheiro. Para o efeito, utilizam um número de telemóvel que não pertence ao familiar, enviando o NIB de uma conta de um terceiro, apelidado de ‘testa de ferro’ ou enviam uma entidade, referência e valor a depositar”.
Moura – Comemorações do aniversário do Comando Distrital de Beja da PSP
A polícia chama a atenção e reforça que numa situação destas, a vítima deve antes de “efectuar qualquer depósito, certificar-se de que é mesmo o familiar a solicitar a quantia em causa, confirmando se o pedido que foi feito é verdadeiro ou se é uma fraude para extorquir dinheiro”.
A força de segurança de Moura a aconselha a quem for vítima deste embuste a apresentar a respectiva queixa de imediato na PSP.
Este esquema de roubo neste caso através do whatsapp, não é de agora, mas os números de burlas estão a aumentar no concelho de Moura.