Temperaturas elevadas obrigam a reforço da Protecção Civil no Baixo Alentejo

Moura – Temperaturas elevadas obrigam a reforço prioritário da Contenda

Os próximos dias vão ser de muito calor no distrito de Beja, com temperaturas a rondar os 43, 44 graus, sendo que está accionado o alerta laranja de risco elevado, o que implica atenção redobrada das condições meteorológicas.

No concelho de Moura, a Herdade da Contenda, em Santo Aleixo da Restauração, uma das áreas de maior risco de incêndio do distrito, mantém essa vigilância prioritária, de acordo com o coordenador da Protecção Civil de Moura, Diogo Saraiva. “A equipa de Sapadores Florestais está a fazer a vigilância desde o início do dispositivo (15 de Maio), entre as 13h00 e as 19h00, não só na Herdade da Contenda apesar de ser uma prioridade na vigilância, mas também no Baldio das Ferrarias em Amareleja e na Serra da Adiça, Sobral da Adiça”.

leia também
Concelho de Moura preparado para os incêndios florestais

A equipa de cinco elementos de Sapadores Florestais trabalha “diariamente, mesmo aos fins de semana e faz esta vigilância para em caso de ignição, actuar. Está apta a realizar o combate inicial a um incêndio rural, permitindo assim a extinção rápida de qualquer foco de incêndio que possa existir”, esclareceu o responsável.

leia também
Moura – Centro de Meios Aéreos recebe helicóptero de ataque inicial a fogos rurais

Também na Sub-Região do Baixo Alentejo, o reforço do dispositivo vai acontecer na próxima semana, não só devido às elevadas temperaturas, como ao vento.
O Comandante Sub Regional de Emergência e Protecção Civil do Baixo Alentejo, Carlos Pica afirmou à Planície que esse apoio “não será o que nós desejaríamos, mas o que é possível em alguns corpos de bombeiros da Sub-Região, quer a norte, quer a sul”.

De realçar ainda que “os corpos de bombeiros têm internamente um reforço do seu efectivo, para que em caso de necessidade, todos respondam às ocorrências”.
Temperaturas acima dos 40 graus no Baixo Alentejo, obrigaram a um apoio extra da Protecção Civil para evitar incêndios rurais.

Scroll to top
Close
Browse Tags