Esta exposição individual de fotografia é uma reedição da mostra que o autor apresentou na inauguração da Nova Aldeia da Luz, em 2002.
Nas palavras de Renato Monteiro, no lançamento do catálogo/livro da exposição “Luz”, em 2002, referiu que “a par dos passos que dei na captação de imagens do quotidiano da Aldeia, procurei fixar a geometria dos espaços, destacando a singeleza dos elementos arquitectónicos. E, ainda, a luz da Luz, na sua eterna flutuação, que se consome devagar durante o estio, povoando de sombras a brancura das casas, apenas suavizada com a chegada do inverno.
A luz, essa matéria-prima da vida e da fotografia, com a qual pude produzir as imagens que integram este livro”.
Através do seu olhar sensível, onde procurou os elementos figurativos mais definidores da comunidade luzense, deixou-nos um registo fotográfico que cristalizou a memória do lugar e das gentes da antiga Luz, para as gerações vindouras.
Renato Monteiro nasceu no Porto a 12 de Janeiro de 1946 e faleceu em Julho de 2021.
Desenvolveu trabalhos de redacção e de reportagem fotográfica em projectos editoriais. Foi professor de História no Ensino Secundário, promoveu a fotografia, através de acções de formação, colóquios e exposições.
A exposição está no Museu da Luz, Mourão, até ao próximo dia 01 de Outubro.