O cantor alentejano Buba Espinho junta-se hoje, dia 03, ao Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento, concelho de Serpa, no espectáculo de boas vindas ao Papa Francisco, no palco da Colina do Encontro, no Parque Eduardo VII, durante a tarde.
O Cante Alentejano será representado na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) como sempre, “com dignidade”, como disse em entrevista António Silva, representante do grupo.
Os 32 elementos, com idades compreendidas entre os 14 e os 74 anos, concretizam esta aspiração antiga, apesar de subirem ao palco 28 cantadores. “É um sonho que vem de longe, desde a constituição do Rancho em 1986. Sempre foi um desejo para nós cantarmos a um Papa”.
E nunca desistiram. “Todos os anos enviamos uma carta, que é respondida devidamente pelo Vaticano e que passa também pela Igreja em Portugal. E agora, concretiza-se no nosso país”.
O momento de grande importância, tem um significado especial. “É uma grande honra representar a nossa região, o nosso país, o Cante Alentejano e vamos tentar fazê-lo com a maior dignidade possível”.
Na recepção de hoje, Buba Espinho canta o tema da padroeira de Moura “Nossa Senhora do Carmo”, da autoria do Maestro José Francisco Coelho, à viola. E no final da música, entra o Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento para cantar a moda até ao fim, à capela “como é tradicional do Alentejo”, afirmou o porta-voz.
António Silva explicou que inicialmente o grupo pensou em alterar a letra e mudar para “Nossa Senhora de Fátima, uma vez que o Papa é devoto de Fátima, mas por uma questão de respeito, achámos bem manter a letra”.
Esta participação do grupo alentejano na JMJ tem contribuído para um Verão com mais espectáculos e presença assídua “no país inteiro”.
O grupo não deixa morrer a tradição das modas e diz que é por isso que ainda cá anda, “para manter vivo o Cante Alentejano”, sempre a representar a região da mesma forma, do “palco mais humilde ao mais importante”, com o Alentejo na alma e no coração.
Buba Espinho e o Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento marcam presença hoje no espectáculo de recepção ao Papa, depois da actuação da cantora Mariza que interpretará o tema “Foi Deus”, de Amália Rodrigues.
Pelos palcos da Jornada Mundial da Juventude vão passar nomes como o de Carminho, Cecília Rodrigues, Héber Marques dos “HMB”, Miguel Carmona, Mimi Froes e Tiago Bettencourt, entre outros.