Mais uma sugestão de Verão para uma “escapadinha” ao Alentejo. Hoje a proposta é a praia fluvial da Tapada Grande na Mina de São Domingos, Concelho de Mértola, conhecida como o “Oásis do Alentejo” pelas suas características únicas.
Desde 2017, é eleita nos World Travel Awards como o melhor destino europeu na categoria “Praias Interiores”.
Quer seja de passagem ou para aproveitar o descanso durante alguns dias, a praia está integrada na promoção da Mina de São Domingos e da marca turística de Mértola e tem contribuído para “fortalecer essa imagem a nível de visitação e com um impacto muito relevante na economia local”, segundo as palavras do presidente da Câmara de Mértola, Mário Tomé, à Planície. O nível de procura e exigência, faz com “tenhamos uma aposta constante na melhoria do espaço, da acessibilidade reconhecida e com bandeira azul”, reforçou.
Mário Tomé não tem ideia do número de visitantes o ano passado, mas a procura foi de tal forma que este ano a autarquia foi obrigada a “alargar a zona de areia”, referindo-se mesmo a “enchentes de pessoas” que passaram pelo local. “A afluência foi muita de público nacional e estrangeiro, nomeadamente espanhol pela proximidade geográfica”.
O turismo e as melhorias no sector, são prioridades do Município. A Estação Náutica de Mértola integra e valoriza os recursos náuticos do concelho de Mértola com três polos distintos: O Pomarão, o antigo porto fluvial do complexo mineiro da Mina de S. Domingos com uma grande importância comercial e histórica, já que durante mais de 150 anos escoou minério para as indústrias do norte Atlântico.
Mértola, vila museu, reconhecida pelo seu acervo histórico e arqueológico tem muito para explorar e a Mina de São Domingos, Aldeia Mineira, classificada desde 2013 como Conjunto de Interesse Público, “pelo seu significativo património cultural associado à história da Mina”, informação da Câmara Municipal.
Espaço de referência, neste momento na Mina “está a ser finalizada uma zona de autocaravanas para dormitório e abastecimento e que estará concluída no fim do Verão. Era expectável e nossa vontade que estivesse antes, mas não foi possível”, declarou o presidente.
O potencial turístico do concelho não tem fim e tem sido “explorado” com recurso às suas características naturais, culturais e patrimoniais.