Entrevista – Conceição Lopes, ajudou a construir a memória de alguns lugares do Baixo Alentejo

“Mulheres com H” um projeto de Margarida Duarte Patriarca, em parceria com Planície, que mostra nas entrevistas realizadas a personalidade e a força de mulheres positivas, femininas e inspiradoras no Baixo Alentejo.

A convidada de hoje é Conceição Lopes. Uma arqueóloga que preocupa-se com a oralidade, com o conhecimento popular e mistura isso tudo com uma disciplina como a arqueologia que hoje em dia é vista como uma empecilho por muitos, mas que permite um efectivo desenvolvimento do território a nível social, cultural e económico.

Com trabalhos em vários cantos do mundo, Conceição Lopes chegou ao Alentejo para escavar São Cucufate em Vidigueira, tendo sido a primeira arqueóloga municipal do país.
Trabalhou também em várias localidades do Baixo Alentejo, como Beja e Serpa.

Vê na terra e na arqueologia o grande arquivo da nossa história e é nesse arquivo que nota com mágoa o que está a acontecer no Alentejo, uma profunda alteração social, que recorre até à escravatura humana, estando a transformar-se num espaço que não acolhe estas novas pessoas, quando soube acolher (e ganhar) com os novos povos de outros tempos, como os romanos e os islâmicos.
Uma conversa com alguém que actua no território há 30 anos e a quem o Baixo Alentejo muito deve.

A entrevista com Conceição Lopes vai hoje para o ar, às 19 horas, na Rádio Planície. Pode ouvir também em planicie.pt e nas redes sociais “mulheres com H” no Facebook, Instagram e Twitter.

Scroll to top
Close
Browse Tags