O Fórum Inovação PME (Pequenas e Médias Empresas) realiza-se hoje no NERE – Núcleo Empresarial da Região de Évora, com início às 09h30. Como podem as tecnologias ser o motor da inovação? Que tendências e oportunidades no sector do turismo? São algumas das questões que serão respondidas hoje nesta importante reunião, “uma vez que se vai falar da questão da inovação para as PME e dos incentivos disponíveis para que as empresas se possam candidatar”, afirmou João Coelho, do NERBE/AEBAL – Associação Empresarial do Baixo Alentejo, uma das entidades organizadoras.
Nesta área “ainda há muito para fazer no nosso território”, esclareceu o adjunto de direcção e visou que um dos pontos a abordar, é o “aumento de competitividade por parte das empresas” e será dada a conhecer “uma mostra de inovação regional”, um espaço de partilha de projectos inovadores por Tiago Teotónio Pereira, Vogal da Comissão Directiva da Autoridade de Gestão do Programa Operacional do Alentejo.
Os sectores agroalimentar e do turismo vão ser duas das áreas expostas no fórum, tal como a “sustentabilidade e a circularidade da economia, a investigação e aplicação porque uma das lacunas com que as empresas se debatem, é a transferência de tecnologia, sendo esta o motor da inovação”, destacou João Coelho.
Esta é uma iniciativa conjunta das Associações Empresariais: NERPOR – Associação Empresarial da Região de Portalegre, NERBE / AEBAL, NERE – Associação Empresarial da Região de Évora e NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém.
O Projecto INOVAR+2.0 é cofinanciado pelo programa Alentejo 2020 e FEDER e durante o encontro vão ser premiadas três empresas do Alentejo (sub-região Nut III), que concorreram ao projecto.