Baixo Alentejo – Investimento na recuperação da lebre-ibérica e do coelho bravo

A Câmara Municipal de Mértola está a investir no projecto PRLIC (Projecto de Recuperação da Lebre-Ibérica e do Coelho Bravo), para a recuperação das duas populações no concelho.
Nos últimos anos as doenças afectaram drasticamente as espécies um pouco pelo concelho e como Capital Nacional da Caça, Mértola tem definidas algumas estratégias para o sector da caça, no sentido de encontrar soluções para o mesmo.

leia também
Beja – Projecto Guardiões sensibiliza crianças e jovens para causa ambiental

“É um facto, que estes leporídeos, nomeadamente o coelho-bravo, tem uma importância extrema na dieta alimentar do lince ibérico e da águia imperial. É também uma das espécies cinegéticas mais procuradas pelos caçadores de todo o país. Por tudo isto, o coelho-bravo e a lebre-ibérica, assumem um papel importantíssimo para a conservação e preservação desta nossa biodiversidade fantástica que temos o privilégio de ter no concelho”.

leia também
Ambientalistas contra expansão do regadio em Alqueva

Uma das estratégias que se está a implementar no imediato, foi o de estabelecer uma parceria estratégica com uma empresa especializada em criação de coelho-bravo e lebre ibérica.

Desta forma, o projecto assenta em 4 fases:
1ª Criar condições físicas em 4 parques que se situam na Zona de Caça Municipal;
2ª Colocar os animais (coelho-bravo e lebre-ibérica) dentro dos parques;
3ª Repovoar a Zona de Caça Municipal com os animais criados nesses parques;
4ª Replicar este mesmo modelo, nas outras zonas e caça do concelho de Mértola que sintam a necessidade de aumentar os seus efectivos de coelho-bravo e lebre-ibérica.
A Câmara de Mértola assegura assim a continuidade das espécies de lebre-ibérica e coelho-bravo.

Scroll to top
Close
Browse Tags