Bombeiros do Baixo Alentejo rejeitam apoio às Jornadas Mundiais da Juventude

As 13 associações do Comando Sub-Regional do Baixo Alentejo, decidiram por unanimidade não participar nas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), de 01 a 06 de Agosto, em Lisboa.
Um conjunto de factores esteve na origem da tomada de posição, que partiu dos elementos de comando das corporações, com excepção de Odemira e Mil Fontes que pertencem ao Comando Sub-Regional do Litoral Alentejano.

leia também
Bombeiros de Moura: Novo projecto minimiza tempo de socorro às vítima

O documento de três páginas foi enviado à Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil e à Liga dos Bombeiros Portugueses.
O presidente da Federação dos Bombeiros do Baixo Alentejo (FBBA), Domingos Fabela, apoiou a decisão como referiu à Planície. “Passa pela falta de recursos humanos suficientes que podemos disponibilizar para certas situações e a questão da remuneração que é feita aos bombeiros que participam nesse dispositivo”, isto é, 2,67 euros à hora, valor pago aos operacionais. “Também a verba que é atribuída às associações para disponibilizarem meios, neste caso concreto ambulâncias”, que segundo a federação, não chega. O montante é de 10 euros pagos pela Associação Nacional de Emergência e Protecção Civil para deslocar as viaturas para Lisboa.
“Tudo isto conjugado é meramente insuficiente, com uma tomada de posição que teve a sua génese nos elementos de comando das 13 associações”, esclareceu Domingos Fabela.

Os contactos sem antecipação com as associações de bombeiros da região, foi outro dos motivos que pesou na resolução, com a informação a chegar às corporações dia 17 de Julho. “A questão dos timings em que se procura disponibilização desses meios chegou tardiamente”, sublinhou o presidente da FBBA.
Esta situação não afecta a intervenção das corporações do distrito de Beja e dos meios assegurados. “Isto não ‘belisca’ de forma alguma o socorro que é prestado às populações. A emergência e todo o tipo de serviço está sempre assegurada”, reforçou o responsável.
As 13 associações de bombeiros do Baixo Alentejo recusaram participar nas Jornadas Mundiais da Juventude.

Scroll to top
Close
Browse Tags