Promovido pela Associação de Municípios do Alentejo Central (AMCAL), no domínio do seu compromisso com a cultura e a promoção do território, o Festival “Alentejo Encantado”, levou aos cinco concelhos que integram a associação (Alvito, Cuba, Portel, Viana do Alentejo e Vidigueira) concertos únicos em locais únicos.
Foi assim em Vila Nova da Baronia (Alvito) com Diogo Piçarra, no largo da Igreja Matriz; com Pedro Abrunhosa, em Portel, no Largo D. Nuno Álvares Pereira; com Carolina Deslandes, no Castelo de Viana do Alentejo; com António Zambujo, em Cuba, no Largo da Igreja Matriz e na Vila Romana de S. Cucufate, Vila de Frades – Vidigueira com Gisela João.
Sem perder o foco na sua principal missão relacionada com a gestão ambiental, e numa altura que tem em curso um dos mais importantes investimentos dos últimos anos, com a construção da Central de Valorização Orgânica (CVO), obra orçada em mais de 8 milhões de euros, a AMCAL, considerou que “o Alentejo Encantado valoriza a cultura, o património e o nosso território, e por isso regressará em 2024 para voltar a apresentar concertos únicos – em lugares únicos”.
Cinco artistas portugueses cantaram e encantaram em locais históricos e de grande importância cultural para os seus concelhos.