Durante uma entrevista concedida à Planície, o presidente da Câmara de Beja, Paulo Arsénio, revelou o que está previsto no domínio da ferrovia para a capital de distrito, depois de uma reunião com a empresa Infraestruturas de Portugal.
“Nesta 1º fase, é a electrificação da linha ferroviária Beja/Casa Branca. Irá a concurso durante o ano de 2024, sendo que nesta altura decorre o estudo prévio, juntamente com o estudo de impacte ambiental dessa linha e algumas correcções de traçado. Irá comportar comboios com velocidade até 200 km hora entre Beja e Casa Branca, o que vai encurtar o tempo de viagem até Casa Branca em cerca de 15 minutos. Este é o 1º passo a ser dado”.
O que está pensado, de acordo com informações da Infraestruturas de Portugal ao autarca, “e estou a dizê-lo pela primeira vez, é o concurso em 2024 e a perspectiva do lançamento da obra para 2026”, adiantou Paulo Arsénio.
Se tudo correr dentro do que está planeado, a electrificação da linha já mencionada estará pronta “em 2028”. Esta é uma ambição “há muito pedida”, reconheceu o edil.
O concurso de electrificação da linha ferroviária Beja/Casa Branca está previsto ser lançado em 2024, confirmou à Planície o presidente da Câmara de Beja, Paulo Arsénio.