Alterações Climáticas – Região do Baixo Alentejo parceira em projecto europeu

A região do Baixo Alentejo, através da CIMBAL, é uma das parceiras no projecto europeu RESIST – Regions for climate change resilience through Innovation, Science and Technology, que conta com a participação de 56 parceiros (de 15 países) e um investimento total de 26 milhões de euros (mais de 5,6 milhões de euros para Portugal).

A entidade teve a sua segunda reunião de consórcio que se realizou em Turku, na Finlândia, a 28 e 29 de Junho e foi feito um ponto de situação relativamente às actividades desenvolvidas nos primeiros seis meses de execução do projecto.
Foi ainda realizada uma visita destinada a conhecer algumas das boas práticas implementadas em Turku, designadamente numa área residencial recém-construída em Pääskyvuori (sistema de drenagem de águas de base natural) e no ribeiro Kuninkoja (renaturalização).

leia também
Projeto alentejano sobre alterações climáticas com destaque em Nova Iorque

O RESIST promove projectos demonstradores no âmbito da missão dedicada à adaptação às alterações climáticas do programa Horizonte Europa da Comissão Europeia. Uma das fases desta iniciativa será desenvolvida na Região do Baixo Alentejo, sob coordenação da CIMBAL.
No território, serão implementados sistemas de aviso e alerta, tendo em conta os impactos e vulnerabilidades já identificadas no Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Baixo Alentejo (PIAACBA).

A CIMBAL referiu em nota de imprensa “que se tratou de uma reunião profícua para fomentar a forte colaboração entre todas as regiões e partes interessadas que estão no centro da metodologia do projecto RESIST, que prevê a implementação de estruturas adequadas de aprendizagem mútua, troca de experiências e transferência de know-how (conhecimento)”.

Scroll to top
Close
Browse Tags