O 2º debate do ciclo “Tal Tás Alentejo”, promovido hoje, dia 06, pela entidade AMAlentejo, debruça-se sobre algumas das mais desafiantes questões da região: “Quantos Somos? Como Estamos? Os Desafios Demográficos no Alentejo”.
A Comissão Dinamizadora através de Jerónimo Loios, em declarações à Planície, mostrou a sua inquietação com o assunto, porque como foi referido, “pode estar em causa a médio/longo prazo o futuro da região”. “É sabido que a região tem vindo progressivamente a perder população de forma mais acentuada na última década, ainda que esta perda tenha sido atenuada por um fluxo migratório, não deixa de suscitar preocupação”.
“Que razões ou causas nos conduziram aqui? Que respostas podemos encontrar para os tempos mais próximos de forma a inverter esta tendência?”, são algumas das perguntas que o debate realizado hoje às 18h00, no Instituto Politécnico de Portalegre pretende aprofundar, com um quadro de oradores escolhidos.
Depois da sessão, as propostas serão enviadas aos órgãos regionais e à Assembleia da República.
Os “Desafios Demográficos no Alentejo”, volta a estar em cima da mesa, com vários especialistas que vão aprofundar e responder ao tema.