Está em processo de consulta pública o Plano Regional de Eficiência Hídrica do Alentejo, aprovado em Conselho de Ministros na generalidade, informação enviada à Planície pela Direcção Regional do Alentejo (DRA) do Partido Comunista Português.
Sobre o assunto, José Maria Pós de Mina, considerou que é “importante” a existência do plano, mas que no entender do PCP “vem atrasado. Quando nos pronunciámos, ainda não tínhamos conhecimento daquilo que estava na fase de consulta pública e iremos intervir, com posições próprias no âmbito do processo”.
Durante este mês de Julho, o partido tem preparado várias acções que visam aprofundar a discussão sobre a situação de seca no Alentejo, como informou a DRA. “No dia 18 de Julho em Beja, vamos promover uma iniciativa chamada ‘A Conversa Sobre'”.
No encontro, “discutiremos questões sobre a seca, as suas consequências e as medidas que são necessárias tomar, procurando ouvir vários especialistas, opiniões distintas e propostas diversas sobre a matéria”, declarou o membro do Comité Central do PCP.
A finalidade da conversa vai “no sentido de aprofundarmos o nosso conhecimento, de forma a habilitar o PCP a intervir, quer do ponto de vista das autarquias, quer da Assembleia da República e da mobilização das pessoas em torno daquilo que é a adequada gestão dos recursos hídrico que é cada vez mais premente, tendo em conta as grandes pressões e os problemas que existem”.