No seguimento da apresentação que a Cáritas Diocesana de Beja realizou junto da CIMBAL sobre as necessidades de financiamento, para o Centro de Alojamento de Emergência Social, a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo apoiou esta importante resposta social com o valor de 60.000 mil euros.
O presidente da Cáritas Diocesana de Beja, Isaurindo Oliveira, reforçou junto da Planície o agradecimento do valor a “todos os munícipes dentro da CIMBAL, porque esta contribuição é extremamente útil. Tem de ser interpretada não como um donativo à Cáritas, mas a um território, a um centro que está dedicado a alojar e ajudar pessoas de toda a Diocese, mas não só. Se houver vagas, pode ser extensível a qualquer parte do país”.
Para este financiamento, a Cáritas de Beja, informou que apresentou uma candidatura ao Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), que foi aprovada. O montante total de investimento previsto é de 923,119.10 euros, dos quais a instituição será comparticipada através da entidade interlocutora, o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I.P. no valor de 784,651.24 euros, sendo necessário capitais próprios de montante até 138,467.87. Com a ajuda da CIMBAL, o valor em falta é de cerca de 80.000 euros.
O Centro de Alojamento de Emergência Social integrará igualmente a Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário, visando sobretudo dar uma resposta imediata a Pessoas em Situação de Sem Abrigo e que contará com um protocolo com o Instituto da Segurança Social para o financiamento da frequência do mesmo.
A instituição renova assim o compromisso de prosseguir com a criação de respostas específicas para problemas sociais complexos, como foram no passado. Exemplo disso é a Comunidade Terapêutica Horta Nova, a Comunidade de Inserção e agora no presente com a construção do Centro de Alojamento de Emergência Social.