Entre 27 e 30 de Julho, a freguesia de Campinho, em Reguengos de Monsaraz, volta a receber o Festival Andanças, na promoção da música e da dança popular enquanto meios privilegiados de aprendizagem e intercâmbio entre gerações, saberes e culturas.
Organizado pela Associação PédeXumbo, Joana Ricardo deixou o convite à visita. “Durante quatro dias, vamos ter sete espaços de programação diferentes, quatro palcos e outros dedicados por exemplo às manualidades (artes manuais), contos e cinema”. O destaque deste ano “vai para a programação dedicada às crianças e às famílias, com o Espaço Criança, na Sociedade Recreativa Campinhense”, disse a organização.
“Vir ao Andanças não é apenas desfrutar da programação cultural e artística, é viver uma experiência. Neste caso é abraçar o interior do Alentejo. Continuamos a acreditar que é imprescindível programar nestes territórios em isolamento social, cultural e económico. Quem cá vive tem o direito a usufruir deste tipo de eventos de grande dimensão e revela-nos a importância de receber o Andanças na sua região”, referiu Joana Ricardo.
O festival terá uma lotação de 1500 pessoas. E, a partir deste ano, passará a ter uma periodicidade bianual. “Se estão a planear as vossas férias de verão, escolham vir ao Andanças, pois só regressa em 2025”, informou.
O programa integra bailes, dança de vários cantos do mundo, oficinas de relaxamento, visitas, passeios e acções locais. “É diversificado e para todas as idades”, rematou a PédeXumbo.
O Andanças regressa a Reguengos de Monsaraz de 27 a 30 de Julho.