O projecto Geracante, composto pelo Grupo Coral Infantil da Escola da Porta Nova de Moura e a Orquestra Geração Santa Casa, actuam hoje, 16, pela primeira vez em conjunto, pelas 19h00, no Convento de São Pedro de Alcântara, em Lisboa.
São 55 músicos infantis e juvenis e 30 cantores infantis de Cante Alentejano.
Nos estúdios da Rádio Planície, conversámos com dois dos responsáveis pela iniciativa, a professora Filomena Serafim e o ensaiador José Mira, que explicou como tudo aconteceu. “O projecto Geracante nasce com um telefonema para mim do António Santinha, que já o tinha na mala”. E quando o convite foi feito ao artista mourense, a resposta foi “começamos amanhã”, tal não foi o entusiasmo.
Escolas de Moura pronuncia-se sobre a petição que restringe uso de telemóveis
A subdirectora do Agrupamento de Escolas de Moura, Filomena Serafim, juntou-se com entusiasmo a esta aventura. “Todos os anos o grupo é renovado porque os alunos chegam ao 4º ano e saem. Deixam de estar em presença, mas o Cante Alentejano fica sempre na memória deles”.
O encontro volta a repetir-se no dia 24 deste mês, data do Feriado Municipal em Moura, às 18h00 na igreja de São João Baptista, com a Orquestra Geração da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e com o Grupo Coral Infantil da Escola da Porta Nova.
Pode ouvir a entrevista hoje às 12h00 na Rádio Planície e em www.planicie.pt