A EDIA, sediada em Beja, acaba de publicar a edição de 2022 do Relatório de Sustentabilidade, um documento que pretende comunicar o desempenho da empresa a nível ambiental, social e económico e reforçar o seu compromisso com o desenvolvimento do Alentejo.
O Relatório de Sustentabilidade abrange todas as actividades da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva, que se estendem por 20 concelhos dos distritos de Beja, Évora, Portalegre e Setúbal, “transmitindo o posicionamento da EDIA e a sua aposta na promoção deste território, de acordo com compromissos ambientais e sociais baseados numa gestão integrada de todas as valências do projecto”.
O projecto de Alqueva, que assenta no conceito de fins múltiplos e irriga o maior perímetro hidroagrícola português, fornece água a uma área de cerca de 130 mil hectares. Alqueva é segundo o relatório, o centro da maior reserva de água da Europa, com uma capacidade total de 4. 150 milhões de metros cúbicos.
Para além do regadio, o Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva produz energia hidroelétrica em modo reversível, possibilitando uma complementaridade com outras energias renováveis como a fotovoltaica, garante o abastecimento público e industrial, a preservação do ambiente e do património e do ordenamento do território.
“Actualmente Alqueva assume-se como um projecto determinante da adaptação da região no contexto de mudança climática, pelo que a EDIA assume responsabilidades acrescidas na gestão integrada do Empreendimento”.
O Relatório de Sustentabilidade 2022 pode ser consultado em https://www.edia.pt/wp-content/uploads/2023/06/Relatorio_sustentabilidade_2022-2.pdf