A distinção resulta de uma análise feita com base na avaliação de 200 referências de vinhos, presentes no maior site de avaliações do mundo, o Vivino, que atribuiu à região Alentejana a 12ª posição.
O presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), Francisco Mateus, expressou o reconhecimento no trabalho que tem sido feito nos vinhos da região. “Parabéns Alentejo, parabéns aos nossos produtores. Estamos e somos muito orgulhosos do trabalho que temos vindo a desenvolver, dos sabores e, claro, das experiências que proporcionamos, porque beber vinho é também uma experiência emocional e temos esse factor em consideração na arte de bem servir e de bem receber”.
A agência concedeu o 1º lugar a Champanhe, em França, seguido por Côtes de Provence e Napa Valley, nos Estados Unidos da América.
Recorde-se que já em 2022, o Alentejo foi destacado pelo jornal The New York Times, de Nova Ioque, como um dos 52 destinos a visitar por viajantes que queiram ser parte da solução para problemas com as alterações climáticas. O Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA), motivou a distinção em 7º lugar na posição da lista publicada.