João Galamba reuniu com autarcas do Baixo Alentejo

O Ministro das Infraestruturas, João Galamba e o Secretário de Estado das Infraestruturas, Frederico Francisco, reuniram esta segunda-feira, 12 de Junho, com a CIMBAL, em Beja. Foram abordadas questões relacionadas com as acessibilidades rodoviárias, ferrovia, Aeroporto de Beja e telecomunicações, como a fibra óptica e o 5G.

leia também
Acessibilidades de Moura discutidas com o Secretário de Estado das Infraestruturas

No encontro, foi ainda feito um ponto de situação sobre o concurso público internacional, para a reabilitação do IP8, com a 1º fase entre a rotunda da Malhada Velha e Ferreira do Alentejo lançada no passado mês de Maio e a 2ª, troço Ferreira do Alentejo e Beja, prevista para este mês de Junho.
Foi manifestada pelos autarcas presentes, a discordância da opção da ligação ao litoral, Relvas Verdes – Grândola Norte, ao invés do recomendado no Plano Rodoviário Nacional e cujo traçado já estava em construção. Nomeadamente com expropriações, terraplanagens e algumas obras de arte já efectuadas, no traçado que liga Relvas Verdes a Grândola Sul, coincidindo a ligação à A2, com o nó da A26/IP8 e o acesso facilitado ao Baixo Alentejo.

O Ministro informou ainda que está a ser trabalhada uma solução de financiamento através do Banco Europeu de Investimento, com acesso aos municípios para obras de manutenção nas vias anteriormente responsabilidade da empresa Infraestruturas de Portugal, IP, entretanto classificadas como estradas municipais, assim como as respectivas obras de arte.
Relativamente à ferrovia, está garantida a intervenção de electrificação e modernização da linha entre Beja e Casa Branca, com financiamento garantido no Alentejo 2030, ficando asseguradas velocidades de circulação até 200 km/h e ligação directa entre Beja e Lisboa. No que respeita à ligação ao Aeroporto de Beja, estão a ser efectuados os estudos de viabilidade e estudos técnicos.
Irão ainda ser desenvolvidos os estudos técnicos para a reabertura da Linha do Alentejo entre Beja e Ourique-Gare.

Por outro lado, o Aeroporto de Beja tem sido objecto de reuniões com investidores internacionais, potenciando o desenvolvimento da vertente carga. Também as potenciais sinergias com o Porto de Sines, assim como novas perspectivas de utilização deste porto de águas profundas nos sectores agro-industriais e pecuário, poderão proporcionar maior utilização deste equipamento.
Finalmente, nas comunicações, os autarcas foram informados que está apenas a aguardar autorização formal por parte da Comissão Europeia, o concurso internacional para “supressão” de áreas brancas na rede de fibra óptica. Espera-se que este seja lançado no início do quarto trimestre. Já a rede móvel 5G, o sinal deverá chegar a mais pontos do território, de acordo com as obrigações decorrentes da concessão, a que os operadores se obrigaram.

O Ministro das Infraestruturas, João Galamba, deu algumas garantias, concretamente em relação electrificação e modernização da linha entre Beja e Casa Branca, com financiamento garantido no Alentejo 2030.

Scroll to top
Close
Browse Tags