Escolas de Moura pronuncia-se sobre a petição que restringe uso de telemóveis

A petição “Viver o recreio escolar, sem ecrãs de smartphones!” que restringe o uso de telemóveis a partir do 2º ciclo no recreio das escolas, para que se promova o convívio entre os alunos, conta já com com mais de 6.500 assinaturas.

A ideia teve início num grupo de pais da região de Lisboa, mas por cá, o Agrupamento de Escolas de Moura, gostou da ideia, mas acha difícil de executar. O director Rui Oliveira explicou à Planície porquê. “A ideia de que os alunos devem passar menos tempo ao telemóvel, a mim também me agrada. Os jovens hoje em dia passam muito tempo ao telemóvel e é verdade que nos intervalos, em vez de conversarem uns com os outros, ficam a jogar ou a mandar mensagens”.

leia também
Nove em cada 10 escolas já não vendem bolachas, bolos e refrigerantes

O problema está, na opinião do docente, “no controle sobre os alunos, porque nós não os podemos revistar à entrada da escola. Eventualmente, podemos proibir os telemóveis na escola, ideia que a mim não me agrada. Na Escola Secundária (Moura), como é que conseguimos controlar 700 alunos no intervalo? A ideia é boa, salutar, mas parece-me muito difícil de executar”, admitiu o director do Agrupamento de Escolas de Moura, Rui Oliveira.
A petição fundamenta-se com uma carta a enviar ao presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, ao Primeiro Ministro, António Costa, ao Ministro da Educação, João Costa e às direcções das escolas. “Para que socializem, conversem cara-a-cara e brinquem. Para que os casos de cyberbuling e contacto com conteúdos impróprios para a sua idade, diminuam”, pode ler-se no documento.

Vários países e algumas escolas em Portugal já avançaram com a decisão de proibir a utilização de telemóveis nas escolas, quer em espaços lectivos, como em espaços não lectivos.
“Na transição do 4º ano do 1º ciclo, para o 5º ano, do 2º ciclo (9 /10 anos), as crianças ainda precisam de brincar, querem correr e jogar à bola no recreio. Ao brincar, junta-se a questão da integração. Esta é uma fase em que a maioria das crianças irá para uma escola nova, vai ter muitos professores e todo um mundo novo para descobrir”, argumentam os criadores da petição.
Com este pedido, os responsáveis querem que seja revisto o actual estatuto do aluno e levar o tema a discussão.
A petição https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT116223 quer restringir o uso de telemóveis nas escolas.

Scroll to top
Close
Browse Tags