Natureza selvagem, Património por descobrir, Gastronomia da Terra, são estas as propostas da 5ª edição dos Dias Abertos Rota do Fresco, desta vez em Moura, já este fim-de-semana, 10 e 11 de Junho.
Concelho de Moura – Acompanhadas 17 crianças e jovens vítimas de violência doméstica
Em 2023, depois de passarem pelos territórios de Alvito, Cuba, Portel, Vidigueira e Viana do Alentejo, os Dias Abertos rumam até à cidade da Moura Salúquia, com dois dias de descoberta das práticas rurais milenares, da centenária indústria alentejana já então ligada à água e à permanente relação com outros recursos naturais – o montado, um desconhecido bosque numa herdade alentejana, as pinturas a fresco, o barro, e muito mais. Tudo isto acompanhado com os tradicionais petiscos regionais.
Os pontos de visita e as actividades contemplam uma visita às Águas Castello, ao Núcleo Museológico do Rio em Santo Amador, às pinturas a fresco recuperadas da Igreja do Espírito Santo de Moura, à Igreja do Carmo e à visita nocturna ao Castelo de Moura. Ainda um piquenique de caldeirada de peixe na Ribeira do Ardila, um Passeio matinal na Herdade da Contenda, um almoço de caça ao som do Grupo Musical “Os Restauradores” e conversas sobre as Guerra de Restauração.
A 1ª Rota de Turismo Cultural criada em Portugal em 1998 pela Spira, agrega 15 municípios alentejanos e volta a celebrar a paisagem da região, com um programa cultural que junta património natural, expressões artísticas, gastronomia regional e a hospitalidade das gentes do Alentejo, desta vez em Moura.