Feira do Livro de Moura – “Um Enfarte no Alto do Parque” de Moita Flores

O escritor mourense, Francisco Moita Flores, apresenta hoje, dia 8, às 18h30, uma das suas publicações mais especiais: “Um Enfarte no Alto do Parque”, é um relato verídico, contado na primeira pessoa sobre a experiência de enfarte do miocárdio que o autor sofreu no dia 11 de Setembro de 2022, em plena Feira do Livro de Lisboa.

leia também
42ª Feira do Livro – Alunos da Escola de Moura representam hoje Fernando Pessoa

Na altura, foi levado de urgência para o hospital, onde foi operado e faz parte da estatística dos 5% de pessoas que sobrevivem fora do ambiente hospitalar.
“Costumo dizer que estou a viver o segundo ano da minha primeira vida. Ainda estou em convalescença, com alguma dificuldade, mas julgando que os tempos ruins já se foram embora”, referiu durante uma entrevista presencial que concedeu à Planície.

“Escrevi a propósito do enfarte que sofri na Feira do Livro (Lisboa), para ajudar a prevenir o coração. A doença do coração é aquela que mais mata em Portugal e podemos morrer muito menos, porque o enfarte agudo do miocárdio dá em qualquer sítio e é possível socorrer quem souber reanimar e quem saiba trabalhar com o desfibrilhador. Isto é muito importante, porque eu faço parte daqueles 5% que sobrevivem”.

Moita Flores, antigo inspector da Polícia Judiciária, espera que a mensagem que está no seu livro seja um alerta, para “formar mais gente no sentido de aprenderem a fazer reanimação. Escrevi o livro para ajudar as associações de cardiologia a divulgar esta ideia”.
Curiosamente, na 93ª edição da Feira do Livro de Lisboa, que decorreu até ontem, dia 07, teve lugar uma formação na área da reanimação para o público em geral.
Com os livros sempre no pensamento, adiantou que no próximo ano haverá um novo romance.
Por agora, os leitores podem desfrutar da história “Um Enfarte no Alto do Parque”, hoje na Feira do Livro de Moura.

Scroll to top
Close
Browse Tags