Entre 07 e 21 de Junho, a Força Área organiza na Base Área Nº 11, em Beja, um importante exercício multinacional, o “HotBlade 2023”, no âmbito do Helicopter Exercise Programme, da Agência Europeia de Defesa (EDA).
O HB2023 conta com a participação de cerca de 1000 militares e 25 meios aéreos de Portugal, Áustria, Bélgica, Eslováquia, República Checa e Suíça. Neste exercício participam ainda os Países Baixos e a Eslovénia com tropas no terreno.
O objectivo geral da acção passa por aumentar a interoperabilidade (capacidade de um sistema informatizado ou não, tem de se comunicar de forma transparente com outro sistema), de operações entre os Estados-Membros da EDA, expondo as forças participantes a um ambiente operacional complexo, no qual podem treinar técnicas, tácticas e procedimentos, preparando-as para os teatros de conflito actuais e missões de apoio humanitário.
“As missões estão planeadas para a zona centro e sul de Portugal Continental, com a preocupação de diminuir o impacto no meio ambiente e na população”, de acordo com nota de imprensa da Força Área, enviada à Planície.
Perto de 1000 militares e 25 meios aéreos internacionais, integram durante os próximos dias, o exercício “HotBlade 2023”.