A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo recebeu uma Menção Honrosa na 12.ª edição dos Prémios Kaizen 2023, na categoria Sustentabilidade, com o Projecto de Sustentabilidade Social e Ambiental.
Implementado no início deste ano, o projecto pretende substituir os vários materiais de plástico em utilização na instituição, por objectos em tecido não tecido, por exemplo, sacos, porta documentos e estojo de canetas. O objectivo final é a redução de cerca de 500Kg de resíduos de embalagens por ano.
A par desta “jornada verde”, tem ainda um cariz social muito importante. Fruto, por exemplo, da alteração de processos de trabalho resultante da transformação digital, verifica-se a disponibilidade de tempos de trabalho de vários colaboradores. Neste âmbito, o projecto visa explorar as competências e capacidades destes colaboradores, motivá-los e envolvê-los na obtenção de um objectivo maior e, desta forma, promover a sua valorização.
Alinhado com a missão da instituição, pretende envolver de forma directa os doentes, em especial os que integram o Hospital de Dia de Psiquiatria, através da componente de terapia ocupacional, facilitar a sua reabilitação e integração social.
Em termos económicos, estima-se a redução dos custos directos de aquisição de sacos de plástico e indirectamente, na optimização da utilização dos recursos existentes.
O Prémio Kaizen destaca as organizações que sejam um exemplo de empresas do mesmo sector, de boas práticas na melhoria continua dos serviços. Motivação, liderança e reconhecimento das equipas, pesam nesta decisão, assim como o potenciar a prática da melhoria contínua através do reforço de competências das equipas.
A cerimónia de atribuição dos prémios realizou-se a 1 de junho, no campus da Nova School of Business and Economics, em Carcavelos.