Olivum aprova a reconversão de culturas e maior dotação de água em Alqueva

A Olivum – Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal, faz uma “avaliação positiva do despacho” emitido pela Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, que prevê a possibilidade de reconversão de culturas permanentes nas áreas regadas a título precário.
“Este é um desenvolvimento particularmente relevante para a Associação e para o sector olivícola, uma vez que permite a reconversão de olivais menos produtivos para formas de condução mais eficientes com a mesma dotação de água, já que é uma cultura com reduzidas necessidades hídricas”, informou a Olivum.

leia também
Alqueva vai fornecer mais 30 milhões de metros cúbicos de água para rega

O gestor do Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo (PSAA), Gonçalo Moreira defendeu à Planície que “é muito importante que seja possível a reconversão das culturas nas áreas do regadio precário. Estamos a falar de agricultores que são precários há muitos anos, que produzem olival precário e que pagam água. A única diferença é que agora podem fazer uma reconversão de olivais que podem não ser tão produtivos, utilizando a mesma quantidade de água”.

Esta decisão, contemplada no despacho emitido pelo Ministério da Agricultura, resulta também do trabalho que a associação desenvolveu junto da tutela e da Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), com quem a associação reuniu em diversas ocasiões.

A Olivum felicita ainda a decisão do Governo “de reforçar a dotação de água no perímetro de rega do Alqueva para fazer face à situação de seca que a região atravessa”. O gestor do PSAA sublinhou que com a seca, “as culturas de rega vão passar a ser regadas mais cedo e por isso é necessária uma maior dotação de água. É com bons olhos que vemos esta decisão”.
A Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal irá continuar a acompanhar este tema “e a desenvolver as suas diligências junto das entidades competentes para garantir a boa aplicação da medida, bem como para prosseguir o seu trabalho em defesa dos interesses do sector olivícola”.
A reconversão de culturas permanentes mais eficientes e o reforço da dotação de água no perímetro de Alqueva, foi uma decisão da Ministra da Agricultura aprovada pela Olivum.

Scroll to top
Close
Browse Tags